
quinta-feira, 4 de abril de 2013
35. COLETÂNEA DE CURIOSIDADES (221): Menina Chinesa Campeã Mundial de Xadrez aos 16 Anos.

34. COLETÂNEA DE CURIOSIDADES (217 - 220): IRANIANO BATE RECORDE NO JOGO DE XADREZ.

33. COLETÂNEA DE CURIOSIDADES (210 - 216): VARIANTES DO XADREZ AO REDOR DO MUNDO - PARTE 5.
SHATRANJ.
210. Shatranj é o nome de mais uma das tantas variantes do Xadrez. 211. Não é uma coincidência que esta variante seja muito parecida com a Chaturanga, uma vez que, o Shatranj foi completamente inspirado no jogo indiano.
212. Existem registros de que o Shatranj surgiu na Pérsia no século 7 d.C. e dominou o mundo árabe por longos séculos.
213. A jogabilidade do Shatranj é incrivelmente parecida com a do Xadrez. As diferenças são algumas peças e umas regrinhas diferentes. Os Elefantes substituem os Bispos e os Generais substituem as Rainhas.
Assim como no xadrez, o rei, a torre e o cavalo possuem os mesmos movimentos, o que difere é o general e o elefante.
O Elefante Salta para a segunda casa na diagonal, nunca ocupando a primeira casa diagonal.
O General pode se movimentar para a primeira casa na diagonal.
De um modo geral, os movimentos deste jogo são quase idênticos ao da Chaturanga, e sendo assim, são bem diferentes do Xadrez, como por exemplo:
O tabuleiro é de apenas uma cor, o peão não se move duas casas na sua primeira jogada, a captura “En Passant”, assim como na chaturanga, não existe roque no Shatranj, o jogador tem que ter uma atenção redobrada para cuidar do rei.
Uma das melhores regras é que, se o jogador conseguir impedir que as peças do jogador adversário possam se mover conta como uma vitória.
Captura de todas as peças adversárias conta como uma vitória, entretanto, o jogador adversário pode empatar o jogo se no lance seguinte o Rei adversário capturar a última peça do seu oponente, ficando no tabuleiro Rei x Rei.
REFERÊNCIA DA FOTO E DO TEXTO (ACIMA):http://www.soxadrez.com.br/conteudos/variantes/v2.php
REFERÊNCIA DA FOTO (ACIMA): SHATRANJ:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fc/Shatranj.jpg/250px-Shatranj.jpg&imgrefurl=http://en.wikipedia.org/wiki/Shatranj&h=153&w=250&sz=10&tbnid=79ZleOuBphjGNM:&tbnh=57&tbnw=93&zoom=1&usg=__6yuyeb6OK8iQpUyv8wCs-UaFTU4=&docid=jtZQ5yDiYAWf1M&hl=pt&sa=X&ei=WW9dUdnCH47V0gHbm4GgCw&sqi=2&ved=0CCsQ9QEwAA&dur=3016
XADREZ ISLÂMICO (SHATRANJ):
214. Pode ser visto como a primeira versão internacional do Xadrez, desde o ano 800 até 1500, quando emergia o Xadrez europeu moderno. 215. Inúmeras obras foram escritas a seu respeito.
216. As peças eram:
Rei (shá)
ministro, com movimento diagonal de uma casa.
Fil (vindo de pil, elefante na Índia, mas tendo perdido seu significado), com movimento de duas casas em diagonal, podendo pular uma peça.
cavaleiro
Rukh (o sentido de carruagem também foi perdido).
peões, que podem ser promovidos apenas a ministro.
Não há roque e a vitória pode ser por xeque mate, deixar o outro sem jogada possível ou deixar o rei sozinho.


32. COLETÂNEA DE CURIOSIDADES (207 - 209): VARIANTES DO XADREZ AO REDOR DO MUNDO - PARTE 4.
XADREZ PERSA (IRANIANO):
207. O nome Chatrang não é mais usado. 208. Ele atesta no entanto, que o jogo veio do Chaturanga hindu e deu origem ao Shatranj árabe. 209. No jogo persa, segundo uma referência do século passado, alguns pontos eram diferentes do que no Xadrez Europeu, entre eles: só uma dama por vez podia estar no tabuleiro; os peões só podiam avançar uma casa e um rei que não tivesse levado um xeque podia fazer um movimento como cavalo. Um rei que ficasse sozinho era declarado vencido.
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ). REFERÊNCIA: http://www.angelfire.com/ab/jogos/Tradicionais/xadrez_variantes.html
31. COLETÂNEA DE CURIOSIDADES (205 - 206): VARIANTES DO XADREZ AO REDOR DO MUNDO - PARTE 3.


30. COLETÂNEA DE CURIOSIDADES (197 - 204): VARIANTES DO XADREZ AO REDOR DO MUNDO - PARTE 2.

29. COLETÂNEA DE CURIOSIDADES (188 - 196): VARIANTES DO XADREZ AO REDOR DO MUNDO - PARTE 1.
..jpg)
28. COLETÂNEA DE CURIOSIDADES (183 - 187): CURIOSIDADE DO XADREZ E DE SUA EVOLUÇÃO.
183. O nome do jogo, em português Xadrez e em espanhol Ajedrez, parece vir do árabe Shatranj. 184. Em várias outras línguas européias o nome parece ter mais relação com a peça principal do jogo na Pérsia, o shah. São nomes como Chess (inglês), Shach (alemão) e Échecs (francês).
185. A evolução das peças ao longo da história é interessante. Elas, que a princípio representavam os personagens de uma guerra, na Europa ganharam um pouco mais cara de côrte que de exército.
A dama, ou rainha, era antes a figura do vizir, ou ministro. A torre, rook em inglês, era na Pérsia rukh, carruagem. O elefante, pil na Índia, se tornou o espanhol alfil, na maior parte dos países conhecido como bispo. Na França é curiosamente conhecido como fou, ou bobo da corte. O cavaleiro, em várias línguas se tornou o cavalo, como em portugês, espanho e italiano.
186. Só na Europa, o tabuleiro quadriculado passou a ter casas alternadamente pretas e brancas
187. Na Índia o jogo era originalmente jogado por quatro jogadores, cada um com oito peças. Ocorria uma aliança de dois contra os outros dois. Na evolução do jogo, os quatro exércitos acabaram se fundindo em dois exércitos de 16 peças cada.
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://www.angelfire.com/ab/jogos/Tradicionais/xadrez_curiosidades.html
27. COLETÂNEA DE CURIOSIDADES (182).
ATUALIZANDO A CURIOSIDADE NÚMERO 19: O jogo mais longo.
O jogo o mais longo de xadrez de todos os tempos jogados por jogadores top do ranking teve 269 movimentos de Ivan Nikolic e Goran Arsovic em Belgrado em 1989. Durou mais de 20 horas, e resultou em um empate.
REFERÊNCIA:
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/curiosidades/
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (áRBITRO DE XADREZ).
Assinar:
Postagens (Atom)